O número de concessões para construção e operação de rodovias e ferrovias tem crescido significativamente no Brasil, com isto as Concessionárias assumem a gestão de ativos por mais de 20 anos e incorporam também os riscos e incertezas geológico-geotécnicas:
ü Nos imprevistos das novas obras, com o aumento de custos e prazos, muitos não securitizáveis.
ü No aumento do custo de manutenção em taludes, pavimentos e fundações.
Esses riscos e incertezas estão relacionados com a qualidade das sondagens e algumas iniciativas demonstram o aumento da conscientização para minimizar este problema, como: solicitação obrigatória de bancos de dados geotécnicos pela Artesp e tentativas localizadas de acompanhamento técnico, de registros fotográficos digitais, de monitoramento remoto, entre outros.
Para minimizar riscos e incertezas e reduzir custos, 2 decisões importantes precisam ser tomadas:
· definir e cobrar responsabilidades de cada um dos envolvidos em campanhas de investigação geológica-geotécnica
· utilizar o BIM Geotécnico como ferramenta de gestão de dados
Definir e Cobrar Responsabilidades ü A
Projetista deve especificar em detalhe as coordenadas georreferenciadas, os critérios de paralização e de medição do nível de água, entre outros, responsabilizando-se pela locação do piquete em campo, devidamente identificado, para orientar a localização pela empresa de sondagem.
ü A
Empresa de sondagem deverá executar a sondagem seguindo as especificações da projetista e as diretrizes do Grupo AGS Brasil (www.padraoags.com.br), além de garantir e demonstrar a qualidade dos dados e entregá-los para a projetista em formato digital Padrão AGS para desenvolvimento dos projetos.
ü A
Concessionária deve responsabilizar-se pela manutenção de banco de dados geotécnicos, para acumular e aumentar o conhecimento sobre as condições geológico-geotécnicas das suas concessões, para usá-los nos novos projetos e nas correções ao longo de todo período de concessão.
Utilizar o BIM Geotécnico O BIM Geotécnico é a organização digital dos resultados das sondagens e ensaios em
banco de dados geotécnico, utilizando um
padrão digital único, para integrar empresas de sondagens, projetistas e concessionárias, garantindo
qualidade,
rastreabilidade e
acessibilidade aos dados.
A conexão do banco de dados Hole Base com o AutoCAD Civil 3D materializa o conceito de BIM Geotécnico e possibilita o desenvolvimento de modelos geológico-geotécnicos 3D como meio ou fundação do Modelo BIM das estruturas, podendo ainda integrar as informações geológico-geotécnicas ao processo de “clash detection” para avaliar interferências da geologia no avanço das obras.
As concessionárias de rodovias e ferrovias são as grandes beneficiárias da adoção do BIM Geotécnico na cadeia de geotecnia.