Classificação geológica (genética) de solos
Fonte: AGS-BR Diretriz 03/2018 SONDAGEM A PERCUSSÃO (SP) – DESCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS.
Acessível em www.padraoags.com.br)
A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS DAS SONDAGENS PARA A MODELAGEM NO CIVIL 3D
A padronização da descrição e classificação de amostras obtidas nas sondagens é fundamental na preparação dos dados para modelagem no Civil 3D.
A Diretriz AGS-BR SP03 (acessível em www.padraoags.com.br/) fornece orientações para descrição e classificação de amostras de sondagens de forma simples e padronizada.
Durante a descrição de amostras, o profissional habilitado deve também utilizar seu conhecimento de geologia para visualizar a distribuição dos materiais identificados nas sondagens, incorporando informações da superfície topográfica, mapeamentos e inspeções de superfície.
A falha neste procedimento resulta em descrições e classificações incompatíveis com a modelagem geológica no Civil 3D.
O trabalho no Civil 3D deve ser precedido pela definição de um Modelo Geológico, refletir a Classificação Geológica adotada e fornecer elementos para:
ü Definir o empilhamento dos estratos (sedimentares ou de intemperismo).
ü Identificar os limites dos estratos em superfície e sub-superfície.
ü Identificar as relações de contato entre os estratos (erosivo, transicional, etc...).
No ambiente do Civil 3D, a Classificação Geológica adotada deve ser inserida na aba “Hatches” do Módulo Geotécnico, com as cores e padrões de hachuras requeridos.
Assim, são suficientes as informações apresentadas anteriormente e a expertize para utilização dos recursos do Civil 3D e do Módulo Geotécnico para obter o modelo adequado de cada obra.
#C3D#PadrãoAGS#GrupoAGSBR#Sondagem#MóduloGeotécnico#ModeloGeológico#HoleBase