.
espaco
Na era onde o BIM, a computação em nuvem e a inteligência artificial são destaque, o Padrão Digital AGS ganha a sua maior importância nos 25 anos de existência. Para entender o que o Padrão AGS pode fazer por sua organização, considere os dois cenários abaixo.

Um colega fornece uma planilha impressa com 1000 números, em duas colunas e requisita um gráfico a partir dos dados, a resposta imediata seria solicitar a planilha com os dados. Re-digitar 1000 números que já estão em uma planilha seria perda de tempo e provavelmente introduziria erros.

Agora imagine uma empresa fornecendo logs de sondagens impressos, a partir do software que gera o log. Os logs têm 1000 itens de dados e o cliente necessita um gráfico do Nspt contra a profundidade.

Aqueles que não conhecem o Padrão AGS podem não perceber que os dois cenários são exatamente iguais e provavelmente redigitaram 1000 números, pensando ser a única solução. Seus concorrentes provavelmente solicitaram a informação em um arquivo nO Padrão AGS e completaram um trabalho que poderia levar toda uma manhã, em 5 minutos, sem digitar nada ou introduzir novos erros.



O Padrão AGS transforma o manuseio dos dados

HTML é um bom exemplo de como um padrão amplamente difundido pode transformar uma indústria. Este é o padrão de transferência que alimenta a Internet.

Quando um web browser solicita ao servidor uma página na web ela é enviada no padrão HTML, que é lido pelo browser e a página na web é mostrada. O servidor não precisa escrever um arquivo especificamente para seu software de browser – ele fornece exatamente o mesmo arquivo para qualquer software que solicite a página na web.

Da mesma forma, O Padrão de Dado AGS é um arquivo texto organizado de acordo com um formato padronizado suportado por mais de 20 pacotes de softwares comerciais, fornecendo ampla gama de opções para aquisição, relatório e visualização de dados geotécnicos.

 Existem duas "regras de ouro" na gestão dos dados geotécnicos:

1- Digite o dado somete uma vez

2 - Solicite a alguém que os digite



 Rastreando os dados de uma amostra

Para ilustrar, vamos primeiro listar todas as etapas de um projeto, onde alguma informação sobre as amostras foi escrita ou digitada:

·         Etiquetas das amostras

·         Boletim do Sondador

·         Anotações do Engenheiro

·         Cadeia de custódia

·         Folhas de programação de ensaios

·         Folhas de ensaios de laboratório

·         Perfil de Sondagem (Log)

·         Seção diagrama

·         Desenhos de projeto

 Ao menos seis destes itens foram escritos ou digitados, algumas vezes todos eles.

Em seguida, vamos selecionar um item da lista (a informação é gerada quando uma amostra for criada) e multiplicar pelo número de amostras que uma organização manuseia anualmente.Este número pode facilmente atingir 10.000 ou até mais que 100.000 – que é o número de vezes que uma empresa conduz uma operação desnecessária e, pior, que pode aumentar o risco do projeto devido a erros introduzidos por suas ineficiências. Isto considerando apenas os dados das amostras – o número é muitas vezes maior quando a avaliação é feita com todos os dados obtidos em uma campanha de investigação.

Nos primeiros 10 anos de uso do Padrão de Dados AGS, ele era aplicado para transferência de dados entre empresas, como parte dos entregáveis. Contudo, hoje ele é utilizado para ajudar as empresas a adotarem práticas de dados mais eficientes nas suas cadeias de suprimentos interna e externa.

Se implementado corretamente, o Padrão de Dado AGS pode reduzir significativamente ineficiências e, portanto, aumentar a garantia de qualidade dos entregáveis, possibilitando às equipes gastarem menos tempo digitando e mais tempo pensando e solucionando os problemas geotécnicas do site.

Tradução por Giuliano De Mio, a partir de:

The Importance of the AGS Data Format, de Roger Chandler, publicado na Revista da AGS Britânica, acessível em: https://issuu.com/ags-magazine/docs/ags-magazine-november-december-2018?e=31942944/66102665

Consulte também:

http://www.agsdataformat.com/datatransferv4/intro.php

www.padraoags.com.br