.
espaco
#HoleBase #AGS$ #PadraoAGS #C3D #Civil3D #MóduloGeotécnico #BancoDeDados #Inovação #ProjetoGeotécnico #Sondagens #BIM #BIMGeotécnico

A análise de variabilidade de um terreno e a seleção de parâmetros de projetos geológico-geotécnicos dependem do conhecimento dos resultados e da distribuição espacial de ensaios e sondagens. E estes resultados são comumente apresentados em seções, perfis geológicos, mapas 2D com interpolações, tabelas e em gráficos, envolvendo muito trabalho manual e infinitos processos de cópia/cola e redigitação de dados.

A avaliação tridimensional das sondagens, a nova fronteira de análise e representação dos dados, já é possível, sendo feita no contexto do projeto utilizando o Civil 3D. Elementos sólidos tridimensionais ou superfícies, mostram o log 3D da sondagem, a distribuição das camadas, diagramas de cerca ou modelos 3D completos.

Os resultados das sondagens são classificados com base na geologia e na textura dos materiais e inseridos no Civil 3D utilizando o Módulo Geotécnico ou a Extensão para o Hole Base. A modelagem dos estratos, que é a interpretação da conexão entre as sondagens, é construída utilizando as ferramentas básicas do Civil 3D ou as mais avançadas do Hole Base.

Quando as análises requerem dados de Resistência a Penetração Nspt, de Nível de Água, de Permeabilidade, de Ensaios de CPTu ou DMT, de Ensaios de Laboratório, ou outros, faz-se a conexão com um banco de dados utilizando a Extensão do Hole Base para o Civil 3D. Um pequeno plug-in que abre imensas possibilidades e propicia a construção de processos de trabalho mais eficientes nas empresas e equipes de geologia e geotecnia – porém ainda é uma fronteira a ser rompida pelas empresas no mercado brasileiro.

Com todos os dados de uma campanha em uma única base digital, o banco de dados geotécnico, as análises e a produção de documentos podem ser automatizadas no Excel e no Civil 3D e constituírem um processo de sistematização da análise de dados geotécnicos que leva a novos patamares de eficiência, qualidade e lucratividade.

E um alerta aos ingressantes nas tecnologias de gestão dos dados geotécnicos:

Introdução de tecnologias disruptivas,
sem novos processos de trabalho, de treinamentos e de re-qualificação das equipes,
é a receita para a frustação das grandes expectativas.